cursor

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Pirão de galinha caipira



INGREDIENTES:
Uma galinha caipira de boa qualidade
50 ml de suco de limão
sal a gosto
Uma cebola
6 dentes de alho
uma doze de cachaça
12 gr de açafrão da terra
2 pimentas dedo de moça
cheiro verde a gosto
50 gr farinha de milho
Preparo:
Por 2 litros de água ferver em uma panela grande, cortar o frango pelas juntas, quando levantar fervura desligar o fogo por o limão, uma colher de sopa de sal, os pedaços do frango e deixar por 10 minutos.
lavar pedaço por pedaço. Em uma panela de ferro um fio de óleo refogar os pedaços aos poucos em fogo bem alto, quando terminar vai ter um fundo na panela bem corado, nesse fundo por uma dose de cachaça e fogo. Água quente e mexer até soltar, juntar o frango já previamente refogado.
Ainda com pouca água, por uma cebola e deixar a água secar com a panela tampada.
Juntar o alho aproveitando que esta sem caldo dar uma boa refogada em tudo.
Em seguida ir pingando água quente e tampar, fazer isso até ficar bem cozido.
Sempre com água fervendo, quando ver que ele está bem cozido por mais água para fazer um caldo, ajustar o sal.
Para o pirão
Em uma tigela por a farinha de milho, uma pimenta dedo de moça picadinha, um pouco de salsinha e cebolinha. Com uma concha ir pegando o caldo fervente e por em cima dessa mistura mexendo bem ele precisa ficar cremoso mole e por alguns pedaços como fígado, moela e até coxinha da asa nesse pirão. Tampar a tigela deixar descansar.
Para o frango que ficou com pouco caldo eu coloquei mais dois dentes de alho só amassados com a casca e mais água, assim que ferver junto o cheiro verde o restante da pimenta. Tampo deixo descansar mais um pouco.
Servir com arroz branco.
Este é o melhor prato de comida pra o meu gosto.
Minha mãe preparou pra mim quando tive meus filhos por 40 dias.
Eu nunca me cansei de comer esta iguaria que eu chamo de comfort food.

0 comentários: