cursor

terça-feira, 12 de abril de 2011

Dicas da Jornalista .Priscila Tavares

1-EMPANADOS VEJAM OS TRUQUES DOS GRANDES CHEFS

PEIXES
Filé de peixe com sabor mais delicado: lave-os, seque-os com papel absorvente, passe-os no leite e na farinha de trigo temperado só com sal e pimenta.Frite. Delícioso!
DE FRANGO E BIFES
Lave-os e seque-os bem.
Coloque farinha de trigo com sal e pimenta em um saco plástico, jogue os filés dentro e sacuda bem.
Passe os filés um a um no ovo batido e depois na farinha de rosca e frite-os.
Queijo - Berinjela
Bata 01 ovo com 1 colher (chá) de leite, passe fatias grossas de queijo ou berinjela nessa mistura e em seguida passe na farinha de rosca. Frite em óleo quente.Gostosura mesmo.
Legumes em geral
Brócolis,Couve-flor, Pimentão e outros, podem ser empanados.Eis a DICA:Em água fervente, escalde-os. Então prepare essa massa: 01 xícara (chá) de farinha de trigo,01 colher (chá) de sal,01 ovo, e 1/2 xícara (chá) de cerveja .Passe um a um, os legumes, nessa massa, sem deixar excessos e frite-os em óleo quente. Receba turbilhões de elogios.Mas.. Segredo!
                                                               ********************************************
2-Laranja no Feijão
Para fazer uma feijoada  light, basta colocar uma laranja com casca,  inteira,   juntamente com as carnes. Quando a feijoada estiver pronta retire a laranja. Se você cortar a laranja, verificará que toda a gordura estará em seu interior.
Banana
Ela protege o coração, atenua a tosse, fortalece os ossos e aumenta as suas energias.
Melão
Melhora a visão, baixa o colesterol, previne o câncer, protege o coração e o sistema imunológico.
Maçã
Maravilhosa para o coração, evita as constipações, cura as diarréias, melhora a capacidade dos pulmões e resguarda as articulações.
Abacate
Ajuda no controle do diabete, reduz  o colesterol, previne as tromboses e controla a pressão arterial.

                                                              **********************************************
3-DICAS DE CAFÉ -  VINAGRE - PEIXE
CAFÉ DIFERENTE
Para dar um sabor diferente ao café, misture ao pó do coador uma colher(chá) de chocolate em pó, antes de despejar água.
CAFÉ E AROMA
Para que o pó de café conserve seu aroma por mais tempo, guarde na geladeira  em recipiente fechado.
A agua  do  café
A qualidade da água também influi no sabor do café. Se ela estiver com cheiro ou gosto de cloro, use água filtrada ou mineral.
café cheiroso
Para o café ficar mais cheiroso, adicione à água a ferver uma pitada de sal.
Aquecer o Café
Nunca aqueça o café diretamente no fogo: ele fica melhor quando aquecido em banho-maria
Pó do Café Usado
Aproveite o pó de café já usado para lavar galheteiros e garrafas de azeite. Ele também é bom para lavar e clarear sanitários brancos.
Queimou  a Lingua ?
Queimou a língua? Se bebeu o seu café demasiado quente, acalme o ardor da língua polvilhando-a com um pouco de acúcar.
CAFÉ ACABA A TRAÇA
Tem traças no seu roupeiro, ou outro tipo de armário e deseja eliminá.-las? Então coloque, dentro dos mesmos, uma chávena de café em pó e verifique os resultados.
VINAGRE DEMAIS ?
Se colocar em demasia vinagre no tempero de uma salada, não a deixe de servir, coloque uma bola de miolo de pão na saladeira, pois esta absorverá o excesso de vinagre.
PEIXE: CARNE RIJINHA
Quando cozer peixe, sobretudo se for congelado, adicione à água de cosedura, um pouco de vinagre de maçã, ou um pouco de vinho branco, não só evita que o peixe se desfaça como a sua carne fica mais rijinha.
                                         ***********************************
4-DICAS DE CARNE DE SOL
A FABRICAÇÃO
Para fabricar a carne-de-sol, submete-se a carne bovina a um leve processo de desidratação e salga, obtendo-se um produto com características muito semelhantes à carne fresca (textura e cor) que se conserva de 72 a 96 horas em temperatura ambiente.
QUAL A  CARNE  PARA  SUA FABRICAÇÃO
A carne-de-sol (que não é carne-seca) é produzida, praticamente, em todo o Brasil e especialmente na região nordeste , onde se utiliza tanto carne bovina quanto a caprina. A carne de sol é feita a partir de cortes de toda a carcaça bovina ou ovina, tendo umidade de 64-70% e teor de sal de 5-6%.
O Processo
Apesar do nome ‘carne-de-sol’, ela é raramente exposta ao sol no processo de desidratação; ao contrário ela é deixada em locais cobertos e bem ventilados, permitindo uma secagem gradual e controlada.
AS PEÇAS PARA  O CHURRASCO
Para churrasco, as peças do animal que são mais utilizadas são o Contra-Filé e a Picanha.
Deliciosamente Macia
A carne de sol nada mais é do que uma carne que fica mais salgada do que as outras, porém, seu interior mantém a textura e a cor original. Quando assada na brasa, fica deliciosamente macia, saborosa e completamente assada, tanto por dentro, quanto por fora
ONDE É PRODUZIDA
A capital da carne
Em Minas Gerais, o município produtor é  de Mirabela.Em Recife,PE, a melhor CARNE DE SOL é o da famosa churrascariua RECANTO DO PICUI que funciona também em  Maceió - Al.Só que a tradiçãpo, de mesmo, mãe de toda a carne de sol, e considerada a capital da Carne de Sol é a  cidade de PICUI, na Paraiba.De lá seus filhos  migram e abrem churrascarias em todo o Brasil, pois têm o segredo de sua fabricação.
                                                   ********************************************************
5-ALIMENTOS QUE VÃO ATIVAR SEU BOM HUMOR PARA A SAÚDE
ALFACE
Ótima para amenizar a irritação. O talo tem lactucina, substância que funciona como calmante. Além disso, é rica em fosfato. A falta desse elemento no organismo causa depressão, confusão mental e cansaço. Use e abuse, inclusive no preparo de sucos desintoxicantes, nas saladas cruas e nos chás terapêuticos.
BANANA
Pode acreditar, essa fruta, tão comum em terras brasileiras, diminui a ansiedade e ajuda a garantir um sono tranqüilo. Ela tem esses poderes por ser rica em carboidratos, potássio, magnésio e biotina. A banana também dá o maior pique porque possui vitamina B6, que produz energia. Não exagere, a banana por conter muita frutose acaba engordando
JABUTICABA
Essa frutinha contém ferro - que combate a anemia - e vitamina C, que aumenta as defesas do organismo. Suas vitaminas do complexo B agem como antidepressivos. Além disso, a jabuticaba é rica em carboidratos, que fornecem energia e, por isso, reanimam. Para que não prenda os intestinos, a cada 10 jabuticabas, mastigue (e ingira) uma com casca e tudo.
UVA
Essa fruta tem boa dose de vitaminas do complexo B, que ajudam no funcionamento do sistema nervoso. A vitamina C e os flavonóides da uva são antioxidantes, que retardam o envelhecimento da pele e ajudam a combater o colesterol. Além disso, é energética. Use também nos sucos desintoxicantes e nas saladas verdes.
                                                    *******************************************
6-OVOS - PEIXE - EVITAR GASES - FORNO - LINGUIÇA
NOVOS  - SALPICOS
Para evitar salpicos enquanto frita ovos, acrescente um pouco de amido de milho no óleo.
PEIXE, MAIS SABOR
Para cozinhar um peixe com mais sabor, acrescente-o em água já aquecida
EVITAR GASES
Para evitar que os vegetais produzam gases pode adicionar um pouco de cominho para ferver.
Esfriar Forno
Para esfriar um forno: Coloque uma panela ou assadeira com água fria dentro do forno.
PEIXE NO FREEZER
O peixe é conservado no freezer muito melhor se você embrulhar em um pano ou jornal úmido.
FRITAR LINGUIÇA
Antes de fritar linguiça em pedaços, passe-a na farinha, assim evita a sua deformação
                                            ************************************************
7-CONGELAMENTO DE FRUTAS
Abacaxi
Abacaxi: escolha frutas bem maduras. Descasque o abacaxi, retire o miolo corte em rodelas.
Congele ao natural, em calda rala ou normal, ou se preferir misture com açúcar na proporção de uma parte de açúcar para 4 partes de fruta.
ABACATE
Abacate: retire a polpa e bata no liquidificador com 2 colheres (sopa) de suco de limão.
Se quiser doce a gosto. Não congele inteiro. Dura 2 meses no congelador.
Banana
Banana: não congela inteira. Precisa ser amassada com suco de limão e açúcar a gosto. Também pode ser congelada levemente cozida ou frita. Dura de 6 a 8 meses.
Maçã
Descasque e retire as sementes. Corte em fatias e congele com açúcar, polvilhe, cada quilo de maçã, com ½ xícara de açúcar misturada com ½ colher (chá) de ácido ascórbico, ou congele com calda natural, utilizando ½ colher (chá) de ácido ascórbico para cada litro de calda.
Mamão
Descasque e corte em fatias
ou faça bolinhas com o boleador. Congele ao natural ou com açúcar
Laranja  e Limão
Podem ser congelados inteiros, mas ficam melhor descascados, com a membrana branca retirada, e divididos em rodelas ou gomos. Congele ao natural ou  borrifando ½ colher (chá) de ácido ascórbico dissolvido em suco da própria fruta.
Melão e MelAncia
Descasque, retire as sementes, corte cubos ou faça bolinhas com o boleador. Congele ao natural.  Duram 9 meses.
Uva
Congele apenas se for utilizar em saladas de frutas, tortas ou bolos. A uva, sem semente, pode ser congelada inteira.

0 comentários: