cursor

domingo, 25 de julho de 2010

TORTA DE CHOCOLATE COM CREME DE RUM:


Ingredientes:
75g de manteiga de boa qualidade
1 pitada de sal
125g + 3 colheres (sopa) de açúcar
6 ovos médios e frescos
150g de farinha de trigo
1 colher (sopa – cheia) de fermento em pó para bolos
2 pacotes de pó firmador para chantilly (Dr. Oetker ou similar)
800g + 150g de nata fresca (creme de leite fresco)
50 ml de Rum
6 colheres (sopa) de chocolate em pó + um pouco de chocolate em pó
1 vidro de geléia frescas de cassis ou framboesas
algumas trufas pequenas (prontas de chocolate e Rum)
papel manteiga

Modo de fazer a massa: Forre com uma rodela de papel manteiga uma forma de aro (de 26cm de diametro e 8cm de altura). Aqueça a manteiga levemente em fogo baixo. Na batedeira bata as claras em neve firme com 1 pitada de sal, junte 1 pitada de fermento (para endurecerem mais) e adicione aos poucos 125g de açúcar. Junte as gemas com a batedeira em movimento. Desligue a mesma e peneirar num recipiente o trigo com o chocolate (4 colheres de sopa) em pó e o fermento. Ligue a batedeira em velocidade baixa e adicione a metade da mistura de trigo. Desligue a mesma e junte o restante dos farináceos e a manteiga derretida. Misture tudo com a ajuda de um fouet mas sem bater vigorosamente (só misture). Coloque a massa sobre o papel dentro da forma e leve para assar em forno aquecido em 175 graus por 25 a 30 minutos (faça o teste do palito). Retire e deixe esfriar sobre uma grela. Solte as laterais da massa com uma faca afiada desenforme sobre um prato de torta e deixe esfriar bem (retire o papel). Corte a massa por 2 vezes no sentido horizontal.

Modo de fazer o recheio e cobertura: Na batedeira bata em chantilly 800g de nata fresca com o pó para firmar, 4 colheres (sopa) de chocolate em pó e 3 colheres (sopa) de açúcar. Desligue a batedeira e misture o Rum sem bater.

Montagem da torta: Retire as demais camadas de massa e deise só uma no prato. Cubra a mesma com a metade da geléia e 1/3 do creme. Cubra com outra camada de massa, a outra metade da geléia e mais 1/3 do creme. Acerte bem as laterais da torta e cubra toda ela com o restante do creme. Decore com as trufas de chocolate ao Rum e com pitangas feitas com o restante do chantilly (polvilhe as mesmas com chocolate em pó). Leve a torta para gelar no refrigerador e sirva bem gelada.

Porções: 14 a 16 fatias.

fonte:by carmem

0 comentários: