cursor

domingo, 25 de julho de 2010

17.TORTA COM CREME DE BAUNILHA E CROCANTE DE NOZES, COBERTA COM CREME CHANTILLY E CROCANTE, REGADACOM CALDA DE LICOR DE CHOCOLATE


Ingredientes do pão-de-ló:
5 ovos médio, 2 xícaras (chá) de açúcar, 1 pitada de sal, 1 e ½ xícara (chá) de farinha de trigo, ½ xícara (chá) de amido de milho, 1 xícara (chá) de leite fervente, 1 colher (sobremesa) de fermento em pó.

Modo de fazer:
Peneirar o trigo, o amido, o fermento e reservar. Na batedeira bata as claras em neve firme com o sal e adicione o açúcar aos poucos. Bata muito bem após cada adição. Junte as gemas uma a uma e bata bem. Com a batedeira em movimento junte o leite fervente. Desligue a batedeira e misture os farináceos, sem bater muito. Coloque essa massa numa assadeira (26cm de diâmetro) de aro untada e com uma rodela de papel manteiga no fundo. Unte o papel e polvilhe tudo com trigo. Aqueça o forno em 170 graus e asse até dourar levemente (faça o teste do palito). Deixe esfriar bem e corte 2 vezes para obter 3 fatias da massa.

Ingredientes do Creme de Baunilha:
2 pacotes de pó para pudim sabor baunilha (industrializado), 1 pitada de sal, 500g de chantilly (nata batida – creme de leite fresco), 500ml de leite frio, 1 colher (café) de essência de baunilha.

Modo de fazer o pudim:
Numa panela antiaderente misture o pó para pudim, o leite e a essência. Leve ao fogo médio para cozinhar em fogo médio, até obter um pudim. Deixe-o esfriar em banho-maria frio (para não criar uma película grossa). Estando frio, coloque-o na bacia da batedeira e bata-o bem. Desligue e misture a nata em chantilly (só misturar, não bater). Misture crocante de nozes à gosto.

Calda neutra com licor de chocolate:
2 xícaras (chá) de água), 2 xícaras (chá) de açúcar, 1/3 de xícara (chá) de Licor de Chocolate (Bols ou outra marca)

Modo de fazer: Coloque o açúcar e a água numa panela (dissolvidos) e ferva até obter uma calda rala em ponto de fio. Deixe esfriar e misture o licor.

Ingredientes do crocante:
2 xícaras (chá) de açúcar, 1 xícara (chá) de nozes picadas, 1 colher (sobremesa) de manteiga, manteiga para untar.

Modo de fazer o crocante:
Coloque tudo numa panela antiaderente e leve ao fogo médio mexendo sempre com uma colher de pau. Deixe cozinhar até caramelar e derrame sobre uma assadeira untada com manteiga. Deixe esfriar bem e quebre o crocante com um batedor de bifes.

Montagem da torta:
Corte a massa (assada e fria) em 3 rodelas – 2 cortes horizontais. Coloque uma rodela da massa sobre um prato de fundo liso e rodeie a mesma com um aro de alumínio para montagem de tortas (se não tiver use o aro da fôrma usada para montar a massa. Regue com uma parte da calda preparada (fria). Cubra com uma parte do creme com crocante (metade) e com outra rodela de massa. Regue a mesma com a calda e cubra com o resto do creme de nozes. Cubra com a última rodela de massa e regue a mesma com a calda. Leve para gelar no refrigerador por 5 horas. Retire o aro e decore a torta.

Ingredientes da decoração da torta:
Metades de nozes descascadas e bem inteiras, um pouco de crocante de nozes, 800g de creme chantilly (nata fresca batida) ou Chantymix gelado batido (siga as instruções do fabricante.

Modo de decorar: cubra toda a torta com o chantilly (bem uniforme). Usando um saco de confeitar com bico pitanga grande (recheado com chantilly), faça rosetas na parte superior e ao redor da torta. Polvilhe crocante sobre a torta (parte de cima). Nas laterais da torta faça guirlandas com rosetas de chantilly e decore as mesmas com as metades das nozes. Leve para gelar por mais 2 horas.

Porção: 16 fatias.

Fonte:by carmem

0 comentários: