cursor

terça-feira, 4 de outubro de 2011



Esta receita é do site CHOW e eles chamam essa receita de "Sticky Peanut Cookie Bar", mas vamos abrasileirar e chamar de Biscoito de Paçoca com Pé-de-Moleque. Basicamente, a receita é uma base de paçoca coberta com pé-de-moleque.

Para essa receita você vai precisar de:

Para a base:
- 1/2 xícara de amendoim torrado e sem sal
- 1 xícara de farinha de trigo
- 1/2 xícara de açúcar
- 1/2 colher de chá de sal
- 8 colheres de sopa de manteiga sem sal e gelada, cortada em pedaços pequenos

Para a cobertura:
- 1/2 xícara de açúcar
- 1 colher de chá de sal
- 2 colheres de sopa de água
- 1/4 de xícara de creme de leite
- 1/2 colher de chá de essência de baunilha
- 1/3 xícara de raspas de chocolate meio-amargo
- 1 1/2 xícara de amendoim torrado sem sal

Vamos começar com a base. Pré-aqueça o forno em 180 graus. Usando umaassadeira quadrada 20 x 20cm com fundo falso, forre o fundo e as laterais com papel manteiga e reserve. Assadeira forrada com o papel manteiga torna muito mais fácil a retirada da massa. Bata no procesador o amendoim, a farinha, o açúcar e o sal, até que o amendoim esteja bem triturado e fino. Junte a manteiga e bata pulsando até que vire uma massa. Coloque a massa na assadeira, pressionando para que ela fique mais compacta e leve ao forno até dourar, o que leva uma meia hora. Quando estiver pronto, retire no forno e deixe esfriar em uma grade.

Agora é a vez da cobertura. Em uma panela média, junte o açúcar, 1/2 colher de chá de sal e a água e leve ao fogo, deixando que essa misture ferva em fogo médio, mexendo de vez em quando até o açúcar derreter completamente. Deixe ferver e sacuda a panela para mexer o caramelo, pois agora você não pode mexer com uma colher, até que ele fique dourado escuro. Tire a panela do fogo, adicione e mexa o creme de leite e a essência de baunilha. Mas cuidado porque quando você colocar o creme de leite, ele vai ferver no caramelo saindo muito vapor além de poder respingar.

Espalhe as raspas de chocolate sobre o biscoito de paçoca, junte o amendoim na calda de caramelo, jogando imediatamente a calda sobre o biscoito e, por fim, salpique o sal por cima do caramelo. Deixe esfriar e corte em quadrados para servir.

Atenção a lista de compras:
- amendoim torrado e sem sal
- farinha de trigo
- manteiga sem sal
- sal
- água
- chocolate meio-amargo (disponível na nossa loja física)

0 comentários: