cursor

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Rabada com agrião e ora-pró-nobis




Ingredientes
3 kg de rabada bovina limpa – o excesso de gordura deve ser retirado;
3 cebolas, 1 cenoura e 4 talos de salsão cortados em cubos mínimos (brunoise);
2 folhas de louro; 4 grãos de pimenta preta; 2 sementes de zimbro; 1 pimenta dedo de moça;
1 maço de agrião (separe as folhas dos talos que devem ser picadinhos); 2 xícaras cheias de folhas de ora-pró-nobis;
1/2 maço de cheiro verde, da seguinte forma: cebolinha fatiada e salsinha apenas com folhas soltas;
1 garrafa de vinho tinto seco;
Modo de fazer
Considerações preliminares: se você é do tipo pá-pum, e não tem paciência para receitas demoradas, pode encurtar o caminho e fazer a marinada 3 horas antes e cozinhar a rabada na pressão, mas se tem tempo de sobra, e acredita (como eu) que o slow food algumas vezes, deve ser precedido do slow cooking… tome o caminho mais longo para preparar a receita e aproveite para prolongar os aromas pela casa! E nada impede que você faça isso acompanhad@ de um bom vinho, uma cerveja ou alguém especial…
Na véspera (de preferência, ou 3 horas antes pelo menos), faça uma marinada com a cenoura, o salsão, os talos do agrião, o vinho, a pimenta, o louro, zimbro, dedo-de-moça. Não junte sal.
Retire a carne da marinada, coe o líquido separando os ingredientes sólidos.
Em uma panela de fundo grosso (ou de pressão), doure a cebola em um fio de óleo de canola e uma colher de sobremesa de sal. Junte os ingredientes sólidos da marinada e deixe suar.
Junte a carne para dourar. Quando a carne começar a grudar no fundo da panela (formando uma rapa marrom) adicione 1/2 copo de água e com ele “limpe” o fundo da panela. Espere grudar novamente e novamente junte pouca água – repita este processo umas 5 vezes ou até toda a carne ganhar um “bronzeado” incrível.
Junte o líquido da marinada, espere ferver, prove o sal e então tampe a panela e deixe cozinhar por três horas em fogo médio (vc pode adicionar mais água neste processo, caso seja necessário). Abaixe bem o fogo e com a ajuda de uma concha colha todo o óleo que ficar na superfície. Esse processo é lento e delicado, mas muito importante, ele garante que sua rabada fique apenas com a gordura saborosa!
Se a carne estiver macia, dê o ajuste final do sal e então junte as folhas de salsa, folhas do agrião e ora-pró-nobis – que tempero levemente (coisa de uma colher de chá de suco de limão, duas pitadinhas de sal, pimenta do reino moída na hora e um fiozinho de azeite). E eu, é claro, acrescentaria pimenta dedo-de-moça fatiada na hora!
Desligue o fogo, tampe a panela e espere uns dez minutinhos antes de levar para a mesa. Para acompanhar, polenta de colher ou arroz branco (melhor para esses dias quentes). Eu fiz também uma salada refrescante.

http://www.cozinhadamatilde.com.br/2010/02/11/antes-a-tarde/

0 comentários: