cursor

terça-feira, 17 de maio de 2011

Torta de Limão


A doceira gaúcha Laura Estima ensina uma receita fácil e prática de torta de limão no quadro “Cozinha Popular”, do SPTV, desta terça-feira (16). O prato rende oito fatias e custa R$ 0,70 a porção. Anote os ingredientes:
Massa
- 1 xícara de farinha de trigo
- 2 colheres de sopa de amido de milho
- 3 gemas
- 3 colheres de sopa de manteiga
- 1 colher de chá de raspa de limão
- 3 colheres de sopa de açúcar
Recheio
- 1 lata de leite condensado
- ½ xícara de chá de suco de limão
Merengue
- 3 claras
- 9 colheres de sopa de açúcar
Numa tigela, Laura coloca a farinha e o amido de milho. “A massa fica com um gostinho de massinha de biscoito. A raspinha de limão também vai dar um gostinho especial na nossa torta.”
Depois acrescente o açúcar, as gemas e a manteiga em temperatura ambiente. Misture com as mãos. A massa vai para uma forma de fundo falso de 20 centímetros. Não precisa untar.
Espalhe a massa com os dedos. “Cuidado para não deixar buraquinhos na massa porque senão o recheio vai escorrer depois”, explica a doceira. Depois, o segredo do garfo. “Os furinhos servem pro ar circular e a massa não subir.”
Aperte a massa nas laterais com o garfo e acerte a altura da massa. A massa vai ao forno médio por 15 minutos para pré-assar. Enquanto isso, faça o recheio. No liquidificador vão o leite condensado e a meia xícara de suco de limão. É só bater.
Após os 15 minutos, retire a torta do forno. O creme vai para a torta. É só espalhar e levar de volta ao forno por dez minutos para estabilizar o creme. Para desenformar deixe esfriar e coloque sobre um apoio, baixando a forma com cuidado.
Leve a torta ao prato de servir, retirando o fundo. Enquanto ela esfria, faça o merengue.
Coloque na panela a clara e o açúcar e dissolva bem. “Antes de ligar o fogo, eu vou dissolver. Cozinhamos o merengue porque depois a gente bate ele, ele não vai baixar. Ele estará pronto quando a gente não escutar mais o barulho do açúcar. Colocando a ponta do dedo você vê que ele está quente”, explica.
A mistura vai para a batedeira por uns seis ou oito minutos até atingir o ponto de pico firme. Depois cubra o recheio com o merengue e espalhe. O charme final é a raspinha de limão.

0 comentários: