cursor

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Receita da Gelatina de Paçoca

Ingredientes *Colher de sopa=15ml

Gelatina

1. 800ml de leite (era 1 litro)

2. 12 paçocas de amendoim (264g) (eram 10 paçocas)

3. 1 lata de creme de leite com soro

4. 1 lata de leite condensado

5. 3 envelopes de gelatina em pó sem sabor (36g)

6. 9 colheres de sopa de água para hidratar a gelatina
R

Decoração: ganache de amendoim

1. 100g de chocolate meio amargo (uso Amaro da Lacta)

2. 1 pote de creme de amendoim de 250g (usei Amendocrem)

3. 1 lata de creme de leite SEM soro, em temperatura ambiente (RESERVE o soro)

4. 4 colheres de sopa de soro do creme de leite
R

Preparo

Gelatina

No liquidificador: ponha o leite e acrescente os ingredientes 2 a 4 . Hidrate a gelatina com a água e dissolva-a em banho-maria, sem deixar ferver, ou leve ao microondas por 15 segundos e mexa bem quando retirar. Acrescente a gelatina dissolvida aos outros ingredientes do liquidificador e bata rapidamente até obter uma mistura ligeiramente homogênea. Não bata demais para a paçoca não ficar muito fina e leve, subindo toda na forma, em vez de descer (quando virar no prato de servir, devem ficar pedacinhos de paçoca na parte superior da gelatina, a qual, na forma, era a parte de baixo). Ponha a mão em concha no bico do copo do liquidificador, enquanto bate, que é para não derramar creme. Verta numa forma de pudim* de 2 litros, umedecida com água, e deixe ficar na geladeira durante 12 horas.

Decoração (faça imediatamente antes de desenformar a gelatina)

Num refratário, derreta o chocolate em banho-maria ou por 1:30 minuto no microondas e misture bem; acrescente o creme de amendoim e misture novamente; adicione o creme de leite e as 4 colheres de sopa de soro do creme de leite. Misture. Ponha no liquidificador e bata até obter uma mistura lisa e homogênea. Verta-a numa tigela. RESERVE.

Para Desenformar a Gelatina: ponha a forma numa bacia de plástico grande e acrescente água o suficiente para cobrir a forma até perto da borda (aproximadamente 3-4 dedos de água, na bacia que usei: de 19cm de diâmetro por 11cm de altura) (Veja foto 3-c). Marque 5 minutos. Retire a forma e enxugue a parte externa com um pano de prato. Passe uma faca de sobremesa de ponta redonda em toda a borda da gelatina, para soltá-la. No centro, passe uma faca de ponta fina para soltar a gelatina do funil da forma. Dê uma balançada na forma para um lado e para o outro, várias vezes, girando a forma nas mãos para que a gelatina se solte em todos os lugares. Desenforme no prato de servir. Se não desenformar, volte a forma para a bacia com água por mais 1 minuto.

Decoração

Coloque 3 colheres de sopa bem cheias de ganache de amendoim (cobertura) num saquinho com bico fechado** (foto 4-a). Corte o bico com tesoura numa largura de 6-7mm. A ganache será colocada nas partes baixas ou sulcos da gelatina. Esprema o saco, iniciando a colocação da ganache primeiramente no prato, perto da borda da gelatina, e suba com ela, sempre espremendo o saco, até contornar a parede externa e a parte superior da gelatina, descendo pela parte interna da mesma (foto 1). Sirva acompanhada do restante da ganache, delicie-se e prepare-se para os mil aplausos.
R

* A forma para pudim verde (foto 3-b) que usei, comprei, bem baratinha, na loja virtualPosthaus Lar & e Lazer .

** Comprei os saquinhos de confeitar com bicos fechados (foto 4-a), próprios para usar sem bicos decorativos, apenas cortando a ponta com uma tesoura, na loja virtual Barra Doce.

Dica: Se preferir a ganache mais mole, acrescente mais soro do creme de leite. Na receita original usava-se todo o soro do creme de leite na ganache, porém achei que ficaria mole demais. Faça como você preferir, está bem?

Obs.: Para enfeitar o prato de sobremesa com ganache, corta-se um triângulo do fundo de um saco plástico pequeno (foto 4-b); coloca-se dentro deste saquinho um pouco de ganache, corta-se 3mm do bico com uma tesoura e enfeita-se o prato fazendo ziguezagues (foto 2). Põe-se então o pedaço de gelatina a ser servido.

fonte:http://soreceitassimples.blogspot.com/

0 comentários: