cursor

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Dieta Recomendada para Constipação Intestinal

Abóbora

Dieta Recomendada para Constipação Intestinal

Dieta Recomendada para Constipação Intestinal

A abóbora é uma fruta recomendada por especialistas para reduzir a vontade de ingerir doces e guloseimas, devido a seu sabor levemente adocicado, além disso funciona como uma aliada no combate a constipação intestinal. Ela tem um teor bem alto de zinco, fibras, ferro e potássio auxiliando a equilibrar a flora intestinal. Os especialistas orientam seu consumo no mínimo três vezes por semana, e sempre acompanhada de outros alimentos, seja na salada, ou no arroz, por exemplo.

Café

Dicas

Dicas

De acordo com especialistas, as propriedades do café vão muito mais longe do que simples estimulante para manter a pessoa acordada e disposta por um período mais longo. O bolo fecal também pode ter sua movimentação estimulada pelos elementos químicos da bebida. Porém, os profissionais recomendam cautela, principalmente quando é usado como laxante, pois se isso for um hábito, ele pode viciar a pessoa,e fazer com que a estrutura dos nervos do cólon intestinal fiquem cada vez mais tolerante ao seu efeito estimulante, fazendo com que o funcionamento do intestino fique mais lento.

Verduras e Legumes

Alimentação

Alimentação

Os profissionais especializados recomendam a ingestão dos legumes e verduras de preferencia nas refeições principais do dia, e crus, não cozidos, para que as propriedades benéficas desses alimentos como as fibras e as vitaminas, possam ser mantidas. Em geral, alimentos como agrião, rúcula, alface, abobrinha e couve, são capazes de melhorar o funcionamento intestinal, acelerando seu trânsito, facilitando a evacuação do indivíduo. Vale ressaltar que o consumo de líquidos, principalmente a água é fundamental para o processo de normalização do intestino, pois ela se une as vezes facilitando sua eliminação.

Aveia

Segundo nutrólogos, esse alimento é muito rico em proteínas, sais minerais e vitaminas, porém o que a torna mais eficiente na manutenção do bom funcionamento do intestino é seu alto teor de fibra solúvel, que se combinada a água, se transforma em uma espécie de goma que tem a capacidade de facilitar o aparelho intestinal, impedindo a absorção das células adiposas pelo organismo humano, além de atuar de forma eficiente em pessoas portadores de níveis altos de colesterol.

Soja

Dentre os alimentos considerados mais funcionais que são mais ingeridos pelas pessoas está a soja, que traz benefícios já comprovados cientificamente à saúde dos indivíduos. Ela é rica em sais minerais, vitamninas, proteínas e de acordo com especialistas, devido a sua composição de glutamina, que é um aminoácido que repara o epitélio do intestino, é fundamental no combate à constipação intestinal. Além disso, a soja tem a propriedade de reduzir altas taxas de glicose na corrente sanguínea, constituindo desse modo, um excelente alimento para ser consumido pelos indivíduos portadores de diabetes.

Salete Dias

0 comentários: