cursor

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Lombo Real!!


Ingredientes

1 lombo de porco limpo de peles e gordura de 1,5 kg

Vinha d’alho

1 e 1/2 colher (sopa) de sal
3 dentes de alho socados
3 folhas de louro desidratadas
1 galho de alecrim fresco lavado (opcional)
500 ml de vinho branco seco

Modo de Fazer

Em uma bacia média misture o sal, o alho socado, as folhas de louro, o alecrim, o vinho branco e misture bem. Junte o lombo e deixe marinar por algumas horas ou até o dia seguinte. No dia seguinte retire o lombo da marinada e deixe escorrer. Prepare o recheio.

Creme de Champignon

50 g de manteiga extra sem sal
2 cebolas médias bem picadas (200 g)
1 envelope de caldo em pó de legumes
100 g de alho poró picado, escaldado e bem escorrido
350 g de champignon em conserva ou cogumelo picados
6 fatias de pão de fôrma sem casca bem picadas
sal, pimenta branca e temperos a gosto

Modo de Fazer

Em uma panela média aqueça a manteiga e refogue as cebolas. Junte o caldo em pó, o alho poró, os cogumelos em conserva ou frescos laminados, retifique os temperos e continue refogando até ficar úmido e sem excesso de líquido. Em seguida acrescente os cubinhos de pão de fôrma e envolva delicadamente até obter uma mistura homogênea. Empregue na montagem.

Montagem do Lombo: Deixe o lombo escorrer por 30 minutos e, utilizando uma faca afiada, faça uma abertura central em toda a extensão da carne. Em seguia recheie com o Creme de Champignon, prendendo as duas extremidades com auxílio de palitos e barbante e amarrando todo o lombo com auxílio de barbante culinário. Reserve na geladeira.

Para Selar e Cozinhar

40 g de manteiga extra sem sal
40 ml de azeite extravirgem

Modo de Fazer

Em uma panela média aqueça bem a manteiga e o azeite.Junte o lombo recheado e amarrado e doure-o de todos os lados regando, sempre que houver necessidade, uma colherada de água quente. Em seguida agregue por cima toda a vinha d’alho e cozinhe por 50 minutos (25 minutos de cada lado). Por último tampe a panela e deixe o lombo esfriar dentro do próprio caldo obtido. Quando frio, retire-o do caldo, embrulhe-o em papel alumínio e leve-o à geladeira por algumas horas ou até o dia seguinte. No dia seguinte fatie o lombo na espessura desejada, regue-o com o molhinho obtido do cozimento e sirva acompanhado de batatas douradas.

Batatas Douradas

12 batatas médias descascadas e cozidas “al dente”
1 colher (sopa) de azeite extravirgem
3 dentes de alho bem socados
1 colher (sobremesa) de orégano seco
sal e pimenta branca a gosto
70 g de queijo parmesão ralado em filetes grossos

Modo de Fazer

Em uma panela média cozinhe as batatas em água, sal e um fio de azeite até que estejam “al dente”, ou seja, com o centro ainda firme. Em seguida escorra a água e deixe esfriar. Utilizando uma tigela pequena misture o azeite, o alho socado, o orégano, o sal e os temperos de sua preferência. Distribua o tempero obtido sobre as batatas cozidas e frias, envolvendo bem. Em seguida aplique uma porção do queijo parmesão sobre cada batata e coloque-as em uma assadeira pequena, regando fartamente com azeite. Por último leve ao batatas ao forno preaquecido à 170ºC e deixe até que estejam bem douradas. Sirva ao redor das fatias de lombo.

Rendimento: 12 porções
Fonte:Chefe Alvaro Rodrigues

0 comentários: