cursor

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Muita Comilança né???

Que Tal ,começar o ano usando um cházinho para se manter em forma afinal ele não só ajuda emagreçer como é bom para todo organismo.
Então galéra ,vamos cair pra dentro...eu vô!!!!!

Chá e suas propriedades
Para quem gosta de saber dessas coisas, como eu, coloquei aqui para os outros e para um lembrete a mim mesma sempre que eu quiser consultar.
Capim Limão
* Nomes Populares:
Erva Cidreira, Chá-de-estrada, capim cheiroso, capim-cidrilho,capim santo, lemon grass, capim cidreira, falsa cidreira, capim cidrão.
* Propriedades: ,
É utilizado como refrigerante, diaforético, antifebrífugo, contra gases intestinais, dores musculares e torceduras.
Contém citral, substância também encontrada na melissa, que lhe confere propriedades calmantes e sedativas. O chá é bom para insônia e tônico depurativo em estados gripais febris.* Aromaterapia:
Tônico nervoso para a exaustão e cansaço, anti-depressivo, combate stress e ansiedade.Boldo* Nomes Populares: Boldo, boldo-do-chile*
Propriedades:
Facilita a digestão e trata de distúrbios biliares; diurético; diminui o reflexo de blefarospasmo (tique de piscar o olho). Popularmente também é utilizado para icterícia.* Efeitos colaterais: Em caso de overdose pode provocar vômitos.Camomila
* Nomes Populares:
Camomila dos alemães, matricária.,
* Propriedades: Ação antiinflamatória, indicado para má digestão, cólica uterina, sedativa (infusão flores); para queimaduras de sol, conjuntivite e olhos cansados (compressas com infusão flores). Para criança ajuda combater vermes. Chá usado intensivamente diminui as dores musculares, tensão menstrual, stress e insônia, diarréia, inflamações das vias urinárias; misturado ao chá de hortelã com mel combate gripes e resfriados; banho com sachê de camomila é sedativo e restaurador de forças, e especial para hemorróidas.
Bom em infusos para o fígado, antialérgico, dores de reumatismos, nevralgias; ajuda a purificar o organismo e aliviar a irritação causada pela poluição. Age como sudorífico.
* Cosmética:
Usado há mais de 4000 anos. Um rinse de camomila conserva o louro da juventude e mantém a beleza dos cabelos. Bom para compressas em olhos inchados. Enchimento de travesseiros contra insônia.
Indicada para peles secas e irritadiças.Chá é excelente para lavar o rosto e retirar maquiagem: purifica e revitaliza a cútis.
* Aromaterapia:
O óleo essencial é sedativo e anti-fúngico.Bom para queimaduras solares.
* Efeitos colaterais:
Não deve ser utilizada por quem estiver fazendo tratamento radioterápico, pois como tem efeito anti-oxidante, a camomila impede que a radiação destrua as células sadias e as malignas.Erva Doce
* Nomes Populares:
Erva doce, pimpinela, anisMedicinal
* Propriedades:
Digestiva, diurética, carminativa e expectorante. O infuso das sementes facilita a digestão, alivia flatulência e cólicas intestinais, acalma excitação nervosa e insônia. Age contra a cólica de recém nascidos. As avós recomendavam que as lactantes tomassem em jejum para aumentar o leite.* Cosmética:
A erva doce é utilizada na cosmética pelas suas propriedades de remover impurezas, sob forma de sabonetes, suavizando a pele. Tem também efeito anti-rugas.Carqueja
* Nomes Populares: Carqueja Amarga, tiririca de babado, Bacanta, cacaia amarga, vassoura.* Propriedades: Tônico amargo, combate diabetes, bom para distúrbios do fígado, estômago, vesícula, intestino solto, pois age como estimulante de secreção gástrica. Coadjuvante de regimes de emagrecimento, e cura de chagas ulceradas de pele.
Hortelã
* Propriedades: Todas as hortelãs encerram em suas folhas vitaminas A,B e C. minerais (cálcio, fósforo, ferro e potássio);exercem ação tônica e estimulante sobre o aparelho digestivo, além de propriedades antisépticas e ligeiramente anestésicas.
Bom para dores de cabeça e juntas doloridas. Para dores abdominais, tomar um copo de leite aquecido com algumas folhas de hortelã. Ligeiramente vermífugo (lombriga e oxíuros), calmante, é também um bom chá para gripes e resfriados. Combate cólicas e gases, aumenta produção e circulação da bílis. Favorece expulsão dos catarros e impede a formação de mais muco. Infusão indicada para gripes e resfriados.
* Cosmética:
Em geral bom para o rejuvenescimento da pele e refrescante. O hortelã pimenta é adstringente e clareia o tom da pele; bom também para infusos para bochecho do hálito.* Aromaterapia: Fortalece a auto-confiança, dissolve pensamentos negativos, medo e egoísmo.* Efeitos colaterais: Não deve ser consumida em grande quantidade por crianças e lactantes, pois pode causar dispnéia e asfixia. Pode causar insônia se tomado antes de deitar.
Chá Verde- Proveniente das folhas da Camellia sinensis.
* Propriedades: Está comprovado que o chá verde combate o envelhecimento precoce das células, diminui as taxas de colesterol, reforça os vasos sanguíneos e evita vários tipos de câncer. Além disso previne cáries, tem ação antiinflamatória e antigripal, ativa o sistema imunológico, regenera a pele, fornece vitaminas e sais minerais, acelera o metabolismo e queima de gorduras.
O chá verde dá mais energia do que a cafeína pura, a bebida faz crescer as taxas metabólicas e acelera a oxidação das gorduras.
Os pesquisadores acreditam que a interação entre a cafeína e outros componentes do extrato de chá verde aumenta as taxas de queima de gordura.Chá BrancoAinda pouco conhecido no Brasil, ele é ainda mais poderoso que o chá verde. Por ser menos processado, suas propriedades ficam mais concentradas e isso acelera os benefícios, como a queima de gordura do corpo*,
Propriedades:,
- Entre todos os chás, o branco é o que apresenta maior concentração de polifenóis, entre outros antioxidantes. Essas substâncias ajudam a neutralizar os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular.
- Assim como o chá verde, o branco acelera o metabolismo e ajuda a eliminar a gordura corporal. Porém, ainda não se comprovou o quanto exatamente o chá branco é mais eficiente do que o verde para emagrecer.- Substâncias encontradas na Camellia sinensis ajudam a prevenir cáries, têm ação antiinflamatória e antigripal, ativam o sistema imunológico e regeneram a pele.

0 comentários: