cursor

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Manjar de coco com calda de vinho e olhinhos de sogra no cacho



Ingredientes
Manjar
1 litro de leite tipo A
10 colheres de sopa de açúcar
5 colheres de sopa bem cheias de maizena – o diferencial desta receita é a quantidade de maizena, muito menor que a maior parte das receitas, é isso que vai garantir que o manjar não fique borrachudo e sim com textura de nuvem, extremamente delicada!
200 mls de leite de coco – você pode usar de vidrinho ou fazer seu próprio leite de coco, batendo no liquidificador 1 xícara de coco fresco ralado com ½ xícara de água morna e depois basta passar essa mistura por um pano de prato, espremendo para recolher só o leite.
150 g de coco ralado – eu uso fresco, mas pode ser do seco.
Calda de vinho
1 garrafa de vinho tinto seco – importante usar um vinho de boa qualidade, não precisa ser um caríssimo, mas também não precisa ser um de garrafão, não é mesmo? Eu usei um malbec argentino que ficou muito bom.
1 xícara de açúcar
3 cravos
1 cardamomo
1 pedacinho de canela em pau
Olhinhos de sogra
4 a 5 cachos de uva passa
1 gema
1 xícara (chá) de leite de coco
½ xícara (chá) de coco ralado
1 colher (de sobremesa) de manteiga
¾ de xícara de (chá) de açúcar




Modo de fazer
Manjar
Leve ao fogo o leite, o açúcar e a maizena, mexa sem parar até engrossar.
Junte o coco, o leite de coco até incorporar bem e então despeje a mistura em uma forma redonda de buraco respingada com água. Coloque para gelar até o dia seguinte.
Calda
Em uma panela de fundo grosso derreta o acucar até formar um caramelo dourado, junte as especiarias e o vinho e deixe reduzir em fogo baixo até o ponto de calda. Esfrie e reserve.
Olhinhos de sogra
Em uma panela de fundo grosso derreta o acucar como fez na calda, junte o leite de coco  até dissolver o açúcar e então junte o leite, a manteiga e a gema e deixe reduzir até o ponto de doce mole mexendo sempre. Junte o coco ralado, deixe esfriar e use para rechear as uvas passas.
Para rechear as uvas passas você vai precisar de uma tesourinha de unha (comprada especialmente para este fim, viu?!) e muita paciência.
Com delicadeza abra cada uvinha, retire as sementes e recheie uma a uma com uma bolotinha de doce de coco…
Montagem
Desenforme o manjar
Regue com a calda de vinho na hora de servir e enfeite com os cachos de olhinhos de sogra!
Bom apetite!

A melhor dica…

… para rechear uva passa é da Denise Guerschman colega do curso de Foto Gourmet, cuja avó sempre fazia dessas uvinhas e que se somou ao meus esforços de enchimento. Passamos uma tarde em volta da mesa falando da vida e enchendo uvinhas…. nem vimos o tempo passar!
A dica quente é essa: chame os amigos para fazerem junto o enchimento das uvinhas e o que era trabalho vira alegria!

0 comentários: