cursor

domingo, 25 de julho de 2010

TORTA DE MORANGOS COM SUSPIRO MOLE "BY CARMEN


Ingredientes do pão-de-ló:
5 ovos médios, 2 xícaras (chá) de açúcar, 1 pitada de sal, 1 e ½ xícara (chá) de trigo, ½ xícara (chá) de maisena, 1 xícara (chá) de leite fervente, 1 colher (sobremesa) de fermento em pó.

Modo de fazer: peneirar o trigo, a maisena e o fermento e reservar. Na batedeira bata as claras em neve firme com o sal e adicione o açúcar aos poucos. Bata muito bem após cada adição. Junte as gemas uma a uma e bata bem. Com a batedeira em movimento junte o leite fervente. Desligue a batedeira e misture os farináceos, sem bater muito. Coloque essa massa numa assadeira untada e com uma rodela de papel manteiga no fundo. Unte o papel e polvilhe tudo com trigo. Aqueça o forno em 170 graus e asse até dourar levemente (faça o teste do palito). Deixe esfriar bem e corte 1 vez para obter 2 fatias da massa.

Ingredientes do suspiro mole:
5 claras de ovos, 3 vezes a mesma medida de açúcar, suco de 1 limão grande, 1 pitada de sal, 2 colheres (sobremesa) de amido de milho, 1 colher (sobremesa) de fermento em pó, papel manteiga, óleo para untar

Modo de fazer: Meça as claras em copo ou xícara e multiplique por 3 para obter a quantia do açúcar. Coloque as claras, o açúcar e o sal na tigela da batedeira. Coloque-a em aberto no microondas, potência 3 por 3 minutos. Retire e mexa bem. Volte ao microondas por mais 2 minutos na potência 3. Retire e coloque para bater na sua batedeira, na velocidade máxima. Bata até esfriar, adicione o suco de limão, a maisena e bata bem. Junte o fermento (para endurecer bem) e coloque esse suspiro numa fôrma de aro (26cm. de diâmetro) untada com óleo. Forre o fundo dessa fôrma com uma rodela de papel manteiga (unte-a também). Aqueça o seu forno na temperatura mínima (50 graus) e leve para assar o suspiro por 2 horas (deixe esfriar dentro do forno).

Outros ingredientes: 600g de nata batida em chantilly com 2 colheres (sopa) de açúcar; 3 caixinhas de morangos limpos e cortados em pedacinhos. Misture os morangos picados com 2 colheres (sopa) de açúcar, deixe macerar por 30 minutos e escorra o caldo com uma peneira. Misture essa calda com um pouco de rum para molhar a massa da torta

Decoração: morangos inteiros e limpos para decorar.

Montagem: coloque o aro da forma onde assou a massa e o suspiro sobre um prato de torta. No fundo do mesmo coloque a metade da massa com a parte assada para cima. Molhe com a calda e espalhe a metade dos morangos. Cubra com uma camada de nata e coloque por cima o suspiro. Cubra o mesmo com um pouco de nata e o reto dos morangos (misture-os um pouco para aderir à outra massa). Cubra com a massa e regue com o resto da calda. Leve para gelar por 3 a 4 horas. Retire o aro que está ao redor do bolo e cubra o doce com chantilly, alise muito bem. Decore com mais nata em saco de confeiteiro e termine por decorar com os morangos inteiros.

Porção: 16 fatias.

fonte:by carmem

0 comentários: