cursor

terça-feira, 22 de junho de 2010

Dicas da cukinha:papinhas!!!


,
Sopinha de Batata com Espinafre

Ingredientes: 2 batatas médias descascadas e cortadas em cubinhos pequenos, algumas folhas de espinafre bem lavadas e cortadas em tiras, 1/2 cebola picada em cubinhos, 1 dente de alho picadinho, 1 colher de sopa de arroz previamente cozido, 1 colher de sopa de óleo de oliva, sal.
Modo de Preparar: Coloque a batata, o espinafre, a cebola, o alho e sal para cozinhar em fogo baixo em uma panela com água cobrindo os ingredientes, até ficar tudo bem cozido. Adicione o arroz e o óleo de oliva, mexendo sempre até uniformizar tudo. Passe tudo na peneira fina.
OBS: você pode colocar a sopinha em uma forminha de gelo no freezer e ir consumindo aos poucos.

Sopinha de Cenoura com Couve

Ingredientes: 2 cenouras médias despeladas e cortadas em cubinhos pequenos, algumas folhas de couve bem lavadas e cortadas em tiras, 1/2 cebola picada em cubinhos, 1 dente de alho picadinho, 1 colher de sopa de arroz previamente cozido, 1 colher de sopa de óleo de oliva, sal.
Modo de Preparar: Coloque a cenoura, as folhas de couve, a cebola, o alho e sal para cozinhar em fogo baixo em uma panela com água cobrindo os ingredientes, até ficar tudo bem cozido. Adicione o arroz e o óleo de oliva, mexendo sempre até uniformizar tudo. Passe tudo na peneira fina.
OBS: você pode colocar a sopinha em uma forminha de gelo no freezer e ir consumindo aos poucos.

Sopinha de Chuchu com Brócolis

Ingredientes: 2 chuchus médios descascados e cortados em cubinhos pequenos (despreze o miolo), algumas folhas de brócolis bem lavadas e cortadas em tiras, 1/2 cebola picada em cubinhos, 1 dente de alho picadinho, 1 colher de sopa de creme de arroz, 1 colher de sopa de óleo de oliva, sal.
Modo de Preparar: Coloque o chuchu, o brócolis, a cebola, o alho e sal para cozinhar em fogo baixo em uma panela com água cobrindo os ingredientes, até ficar tudo bem cozido. Adicione o creme de arroz e o óleo de oliva, mexendo sempre até uniformizar tudo. Passe tudo na peneira fina.
OBS: você pode colocar a sopinha em uma forminha de gelo no freezer e ir consumindo aos poucos.

Caldo de Carne

Ingredientes: 100 gr. de carne magra (vitela, vaca, frango), 1/2 litro de água, 1 cenoura média, 1 batata média, 1 pedaço de salsão.
Modo de Preparar: coloque a carne em uma panela com a água e leve ao fogo até ferver. Acrescente as verduras (descascadas, lavadas e cortadas em pedacinhos) deixe cozinhar até amolecer. Tempere com sal e 1 colher de óleo de oliva. Deixe esfriar e bata tudo no liquidificador.

Creme de Cereais com Erva-doce

Ingredientes: 250 gr de caldo vegetal, 1 erva-doce média, 4 ou 5 colheres de sopa de creme de cereais (já pronto), 2 colheres de queijo ralado, 1 colher de óleo de oliva.
Modo de Preparar: Limpe, lave e exclua os caules mais grossos da erva-doce, cortando-os em pedaços. Cozinhe até que fique bem mole, e passe tudo na peneira fina. Acrescente o caldo vegetal, levando a fervura completa, e aos poucos vá colocando o creme de cereais pré-cozido. tempere com o queijo-ralado e o óleo de oliva.

Compota de Frutas

Ingredientes: 2 maçãs médias e açucar infantil a gosto.
Modo de Preparar: Descasque e corte em cubinhos as 2 maçãs médias, cubra com água e leve ao micro-ondas para cozinhar até que os pedaços fiquem molinhos. Adicione açucar infantil a gosto e passe na peneira fina. Você pode substituir as maçãs por outras frutas, como pera, banana, mamão.


Sopinha de Abóbora e Ovos

Ingredientes: 350 gr de caldo vegetal, 30 gr de macarrãozinho, 100 gr de abóbora já descascada, 1 gema cozida de ovo, 1 colher de sopa de óleo de oliva.
Modo de Preparar: Corte a abóbora em cubinhos, e leve ao fogo brando junto com o caldo vegetal, até que fique bem macia. Tire os pedacinhos da abóbora do fogo com uma espumadeira, e acrescente os macarrãozinhos. À parte, amasse os pedaços da abóbora junto com a gema cozida, diretamente no prato do bebê, e assim que estiver pronto o macarrão, una aos outros ingredientes, temperando tudo com um pouco de óleo e sal.

Sopinha de Abobrinha com Brócolis

Ingredientes: 2 abobrinhas (tipo italianas) médias descascadas e cortadas em cubinhos pequenos, algumas folhas de brócolis bem lavadas e cortadas em tiras, 1/2 cebola picada em cubinhos, 1 dente de alho picadinho, 1 colher de sopa de arroz previamente cozido, 1 colher de sopa de óleo de oliva, sal, algumas folhas de manjericão (para ir dando paladar e tempero à comida).
Modo de Preparar: Coloque a abobrinha, o brócolis, a cebola, o alho, o sal e o manjericão para cozinhar em fogo baixo em uma panela com água cobrindo os ingredientes, até ficar tudo bem cozido. Bata tudo com um mixer de mão, de forma "grosseira" para deixar cada vez mais pedaços maiores, incentivando assim o bebê a incrementar a mastigação. Ou passe na peneira grossa ou amasse com um garfo. Leve novamente ao fogo, adicionando o arroz e o óleo de oliva, mexendo sempre até misturar tudo.
OBS: você pode colocar a sopinha em uma forminha de gelo no freezer e ir consumindo aos poucos.

0 comentários: