cursor

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Pãezinhos de Creme com Coco


Ingredientes:

- 1/2 k de farinha de trigo (eu usei 700 gr.)
- 3 tabletes de fermento fresco (45g no total)
- 100 g de açúcar (pode colocar "quase" 1 xícara)
- 100g de margarina (usei culinária)
- 3 ovos
- 1 pitada de sal
- 100 ml de água



Preparo:

- Primeiro de tudo tem que fazer uma "esponja" com o fermento: Pegue 1/3 xícara de farinha e junte com o fermento e vá amassando com o garfo, vá adicionando água morna às colheradas e misturando. De 50 a 100ml de água é suficiente. Dissolva bem o fermento com a farinha na água até virar um creme. Cubra com um pano e deixe em local sem ventilação por 15 minutos (gosto de por em cima do fogão com o forno ligado). O Fermento vai crescer (como uma esponja).

- Passados os 15 minutos, adicione os outros ingredientes e vá colocando a farinha aos poucos até desgrudar das mãos. Eu faço isso dentro de uma bacia grande (nada de ficar sujando a pedra da pia). Fica uma massa bem macia. Cubra com um pano e deixe descansar por mais 15 minutos. Vai crescer muito.

- Dê o formato que desejar à massa. Eu fiz um rolo grosso e fui cortando. Alguns ficaram meio sem formato, mas no fim dá certo. Vá colocando em assadeira grande (não precisa untar) deixando uma distância de 1 dedo entre eles. Os pães vão grudar um no outro mas isso tem que acontecer mesmo para segurar o creme no final. O meu rendeu 30 pedaços. Cubra a assadeira e deixe-os descansando por mais 15 minutos. Quando passar o tempo eles já estarão grudando um no outro. É normal. Pincele gema de ovo diluída em um pouquinho de água e leve ao forno pré-aquecido em 200º por mais ou menos 20 minutos.

- Tire os pãezinhos do forno e cubra com o creme e polvilhe o coco ralado.

Creme da Fla:

- 500 ml de leite (usei desnatado)
- 2 col. sopa bem cheia de amido de milho
- 2 gemas peneiradas
- 4 col. sopa bem cheia de açúcar
- 1 col. chá de essência de baunilha

- Leve todos os ingredientes em uma panela e mexa até misturar bem. Ligue o fogo baixo e deixe cozinhar até que engrosse. É importante mexer sempre e deixar no fogo bem baixinho. Depois de pronto, desligue o fogo e deixe esfriar, mas cubra a panela com um guardanapo para que não crie película sobre o creme.

Creme da Tati:

- 1/2 pudim de caixinha sabor baunilha (dependendo da marca fica branco, ou amarelo como o meu) preparado conforme a embalagem.
- Adicione ao pudim, quando estiver no fogo, uma colher de café de essência de baunilha e 2 colheres de açúcar (parece muito açúcar mas pode mandar bala).
- Não leve o pudim à geladeira senão endurece muito.


E aí, você faz esse pão, divide com a família (o meu rendeu 25 pães e cada um de tamanho...rs...), e come feliz da vida!

Tati arrasou na receita que ela buscou do Benjamim Abrahão, um padeiro já falecido, muito conhecido aqui no Brasil por participar de programas de culinária na TV.

Bom gente, fico por aqui. Não deixem de fazer essa receitinha porque é show!

Fonte:http://artenacozinha.blogspot.com

0 comentários: